Centro Cultural Portugues

Barco do Porto de Santos

Autor da obra: Benedito Calixto.

Coleção: Centro Cultural Português de Santos.

Data: 1907.

Técnica: Óleo sobre tela. Dimensão: 1,16 x 1,43 m.

Benedito Calixto

Obra do célebre pintor brasileiro nascido em 14 de outubro de 1853, na cidade de Itanhaém no litoral de São Paulo, representando a canhoeira Pátria.

Realizou extensa produção artística e obteve reconhecimento nacional e internacional de seu trabalho. Calixto começou sua carreira retratando com muita técnica e sensibilidade telas sobre o cotidiano, cultura e costumes de Santos e regiões próximas.

Além de ter feito obras grandes como a primeira pintura do teto do Teatro Guarani, também foi professor de pintura e estudos históricos, e nos apresenta através de sua arte, a passagem do século XIX para o século XX.

Em 1883 embarca para Paris após ganhar uma bolsa de estudos, e retorna para o Brasil em 1884, residindo em São Vicente até o seu falecimento em 31 de maio de 1927.

Sua última exposição foi realizada no mês de junho de 1926, no Teatro Coliseu de Santos. ALVES, Maria de Fátima Pereira; QUARESMA, Maria Luiza; GOMES,Maria dos Anjos R.; TEIXEIRA, Maria da Conceição Souza; de ALMEIDA, Zilda Ventura; GOMES, Fernanda
Pires; da SILVA, Emerson Franco Rocha.

 «Centro Português de Santos e seu Centenário».

Impressão: A Folha Cultural – Oliveira de Azeméis, Portugal. 1995.
WIKIPEDIA CONTRIBUTORS. Benedito Calixto.