Centro Cultural Portugues

Armênio Mendes e Celeste Mendes

Autor: Charles Henry

Coleção: Centro Cultural Português de Santos.

Data: 2018.

Técnica: Impressão sobre tela.

Dimensão: 1,03 x 1,23 m.

Armênio Mendes e Celeste Mendes

Natural de Chão de Couce, Ansião, na região de Leiria, onde nasceu em 1944, o Sr. Arménio Mendes emigrou para o Brasil no ano de 1963, onde se casou com a Sra. Celeste Mendes, também natural de Chão de Couce, com quem teve três filhos. Na região santista, desenvolveu várias atividades até se tornar um empresário de sucesso na área da construção civil.

Foi nomeado Cônsul Honorário de Portugal em Santos em 06 de Novembro de 2008, cargo que ocupou e dignificou até seu falecimento, ocorrido no dia 13 de outubro de

,2017 aos 73 anos. Foi sempre um incentivador do associativismo, fazendo parte de várias entidades como o Centro Cultural Português e a Beneficência Portuguesa.

No Centro Cultural Português foi presidente por dois anos: de 1988 a 1989. Apoiador inconteste da entidade, esteve sempre presente junto às diretorias, empenhado a estimular a preservação da cultura portuguesa no Brasil. Na edição comemorativa dos 100 anos do Centro Português «Centro Português de Santos e seu Centenário», como ex-presidente da entidade, descreveu:

«…Repito orgulhoso de ser português. Um povo que soube construir uma história rica, talvez uma das mais ricas de mundo. Saíram de seu cantinho, enfrentaram mares em longínquas distâncias, porém, todos os perigos que os mesmos poderiam oferecer, não eram tão fortes quanto a força que pairava dentro de si, a motivá-los a ir adiante, em busca do seu objetivo, que era a construção de sua história…

… Lembramo-nos com alegria dos portugueses que aqui fizeram suas primeiras reuniões, acalentando um sonho que se tornou realidade com a construção do Centro Cultural Português de Santos. E inspirados neles, é que todos nós precisamos de atuar para mantermos vivo esse legado».

A obra aqui residente no acervo permanente do Salão Camoniano foi entregue no dia 08 de junho de 2018, em sessão solene com a presença da Sra. Celeste Mendes e de seus filhos. A entidade iniciava as comemorações ao dia 10 de junho, Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas.

 

 

ALVES, Maria de Fátima Pereira; QUARESMA, Maria Luiza; GOMES,Maria dos Anjos R.; TEIXEIRA, Maria da Conceição Souza; de ALMEIDA, Zilda Ventura; GOMES, Fernanda Pires; da SILVA, Emerson Franco Rocha. «Centro Português de Santos e seu Centenário». Impressão: A Folha Cultural – Oliveira de Azeméis, Portugal. 1995

Centro Cultural Português de Santos prestou homenagem a Armênio Mendes no Dia de Portugal. Disponível em: <https://www.mundolusiada.com.br/comunidade/centro-cultural- portugues-de-santos-prestou-homenagem-a-armenio-mendes-no-dia-de-portugal/>.

Acesso em: 6 fev. 2024.

WIKIPEDIA CONTRIBUTORS. Armênio Mendes. Disponível em:

<https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Arm%C3%AAnio_Mendes&oldid=65592952>.

Disponível em: <http://consuladoportugalsp.org.br/falecimento-de-armenio-mendes-consul- honorario-de-portugal-em-santos/>. Acesso em: 6 fev. 2024.