Centro Cultural Portugues

Antonio dos Santos Coelho Germano

Autor da obra: Antonio Fernandez.

Coleção: Centro Cultural Português de Santos.

Data: 1909.

Técnica: Óleo sobre tela.

Dimensão: 1,60 x 1,24 m.

Antonio dos Santos Coelho Germano

Um dos principais beneméritos do Centro Cultural Português, responsável por boa parte do financiamento da construção do edifício.

Para viabilizar o sonho de ter uma sede própria, a comunidade lusitana se organizou de forma intensa, promovendo ações de arrecadação de fundos por diversos meios (de leilões de obras de arte a promoção de quermesses, entre outros). Mas a contribuição de Antonio dos Santos Coelho Germano fora, juntamente com Antonio Domingues Pinto, fundamental para o término da construção do belíssimo edifício que encontramos ainda hoje: ele custeou e executou os serviços de encanamento de água e gás e as calhas de cobre, sem qualquer ônus para os cofres sociais.

Seu retrato é obra permanente do Salão Camoniano como forma de reverência e gratidão tamanha sua importância na história do Centro Cultural Português.

ALVES, Maria de Fátima Pereira; QUARESMA, Maria Luiza; GOMES,Maria dos Anjos R.; TEIXEIRA, Maria da Conceição Souza; de ALMEIDA, Zilda Ventura; GOMES, Fernanda Pires; da SILVA, Emerson Franco Rocha. «Centro Português de Santos e seu Centenário». Impressão: A Folha Cultural – Oliveira de Azeméis, Portugal. 1995. Centro Real Português – uma joia histórica em todos os sentidos – Memória Santista. Disponível em: <https://memoriasantista.com.br/centro-real-portugues-uma-joia-historica-em-todos-os-sentidos/>. Acesso em: 31 jan. 2024.

Real Centro Português. Arquitetura única em SP. Disponível em: <http://jornalperspectiva.com.br/santos-e-suas-historias/real-centro-portugues-arquitetura-rara-e-unica-em-sao-paulo/>.
Acesso em: 31 jan. 2024.