Centro Cultural Portugues

Cadeira do Rei

Cadeira executada especialmente para a vista do Rei Dom Carlos I.

Madeira: Araribá.

Encosto e acento: couro.

Ambiente: Salão Camoniano / Centro Cultural Português de Santos.

Data: 1907.

Dimensões: 125 x 65 x 59 cm

Cadeira do Rei

A cadeira central do mobiliário do Salão Camoniano foi feita especialmente para a visita do Rei Dom Carlos I. Nascido em Lisboa em 28 de setembro de 1863, era apelidado “o Diplomata”. Foi Rei de Portugal e Algarves de 1889 até ao seu assassinato, em 1 de fevereiro de 1908. Era o filho mais velho do rei Luís I de Portugal, e de sua esposa, a princesa Maria Pia de Saboia.


Sua visita ao Brasil e ao então Real Centro Português estava programada, quando houve seu assassinato (juntamente com seu filho Dom Luis Filipe de Bragança) após a família real sofrer uma emboscada ao atravessar o Terreiro do Paço (atual Praça do Comércio), em Lisboa. Seus assassinos foram mortos no local por membros da guarda real e reconhecidos posteriormente como membros do movimento republicano.


A cadeira central do Salão Camoniano ostenta entalhado no alto do seu encosto a coroa portuguesa, além do símbolo do brasão imperial presente em todo o trabalho no couro tanto no encosto quanto no acento.


ALVES, Maria de Fátima Pereira; QUARESMA, Maria Luiza; GOMES,Maria dos Anjos R.; TEIXEIRA, Maria da Conceição Souza; de ALMEIDA, Zilda Ventura; GOMES, Fernanda Pires; da SILVA, Emerson Franco Rocha. «Centro Português de Santos e seu Centenário». Impressão: A Folha Cultural – Oliveira de Azeméis, Portugal. 1995.
WIKIPEDIA CONTRIBUTORS. Carlos I de Portugal. Disponível em:
<https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Carlos_I_de_Portugal&oldid=67407 072>.